SOLUÇÕES AMBIENTAIS



A reciclagem é um meio de conversão do desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo ajuda o meio ambiente e, com isso, contribui para uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

O ato de reciclar é um componente importante na gestão dos resíduos sólidos e o quarto componente na ordem de prioridade da Política Nacional de Resíduos Sólidos: não gerar, reduzir, reutilizar e reciclar. O Ministério do Meio Ambiente classifica a reciclagem como uma das alternativas de tratamento de resíduos mais vantajosas, uma vez que reduz o consumo de recursos naturais, poupa energia e água, diminui o volume de lixo e gera emprego a milhares de pessoas, além de minimizar a emissão de gases do efeito estufa.

Aplicando um conjunto de técnicas, os resíduos dão origem a uma nova mercadoria ou matéria-prima. Essas técnicas vão desde a separação do que sobrou por material (ferro, papel, metal, alumínios, entre outros) até a sua transformação final em outro produto.

São muitos os elementos recicláveis e que podemos fazer a separação na nossa casa e local de trabalho. Esses materiais são: vidro, papel, metal, plástico, tecidos e componentes eletrônicos.

Por fim, as peças recicladas são transportadas para uma cooperativa ou são recolhidos em locais estratégicos, depois são limpos e reprocessados em novos objetos para a produção industrial.

Em suma, a reciclagem é a metodologia de reaproveitamento de elementos que não servem mais para o uso, de modo a atribuir características para que esses se tornem novamente matéria-prima ou produto, com o objetivo de diminuir o impacto ambiental.


 

Brasil reciclou 97% das latinhas em 2019

País segue na liderança mundial da reciclagem de latas de alumínio para bebidas.

O Brasil segue na liderança mundial da reciclagem de latas de alumínio para bebidas. O índice, atualizado na última quarta-feira (10), é de 97,6% e refere-se ao ano de 2019.  O volume de sucata coletada foi de 45 mil toneladas a mais em comparação a 2018. Um aumento de 14,7%. Os dados são divulgados anualmente pela Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas (Abralatas). O novo índice de reciclagem foi divulgado durante um evento em Brasília em que o setor de Lata de Alumínio assinou o Termo de Compromisso com o Ministério do Meio Ambiente. Em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o documento visa firmar um compromisso de melhoria do sistema de logística reversa da lata.


“O setor assume o compromisso de comprar o volume de sucata de lata disponível no mercado doméstico, aproximar os detentores dessa sucata dos recicladores, com
atuação em todo o território nacional, oferecer apoio técnico aos gestores públicos
municipais e promover campanha de educação ambiental”.

latinhas.jpg

Por: Marcia Sousa (16 de novembro de 2020)